top of page
  • mircentrosulonline

Líderes Frutíferos - Parte 4


“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (João 15:1,2)


Se você é frutífero, então, tem alguém que cuida dos frutos. O Agricultor dessa grande lavoura não é você, é o Pai. Isso quer dizer que o líder é o grande protetor do fruto. Não espere que o fruto cuide do fruto. O fruto pode ter participação com o fruto, mas quem cuida do fruto é o líder.


Quantos frutos Deus tem dado a você? Quem deve ter o peso de responsabilidade sobre o fruto que Deus lhe deu é você. A coletividade é importante, porque os interesses são coletivos, porém o maior preocupado com esse fruto tem que ser o líder.


Jesus disse que era a Grande Videira frutífera e que o Pai cuidava dEle. Nem Jesus abriu mão do cuidado do Pai para que continuasse frutificando. Ele diz que todos os que estão debaixo dEle também são cuidados pelo mesmo Pai, o Agricultor, Aquele que cuida e observa para ver se a videira é frutífera, fazendo passar pelas podas normais.


Quem poda aqueles excessos que estão como sugadores da seiva e não dão resultados é o próprio Deus. Isso representa um discipulado mais aproximado, não um discipulado distante, solto, que não pode ser tocado e que não há o interagir entre líder e discípulo. O discipulado ensinado por Jesus é um discipulado de relacionamento.


Jesus disse que o Pai observa quem frutifica e observa, também, quem não frutifica. Então, Jesus apontar três situações:


1. CORTAR O CONSUMIDOR DA SEIVA QUE NÃO PRODUZ


Jesus diz que aquele que consome seiva e não produz frutos não pode mais fazer parte da videira. E o que é a seiva? É o elemento responsável para liberar todo projeto, até que o fruto apareça. Se a seiva não chega ao galho, a árvore está proibida de frutificar. Mas existem galhos que recebem seiva e não frutificam, estes Jesus diz que não podem permanecer.


Dentro do discipulado, a seiva é a unção que deve ser direcionada para o fruto. Não é uma unção somente para as folhas verdes ou somente para o galho viçoso, é a unção específica para frutificar. O líder tem essa unção específica para frutificar. O Senhor libera unção para que o Seu povo frutifique. Você não nasceu para ser somente árvore de sombra, nem para ser árvore viçosa, nem para ser árvore bonita e aprazível. Você não é árvore de natal que só serve para enfeite, você é árvore frutífera de frutos permanentes. A seiva está direcionada para sua vida e não pode ser desperdiçada.


O Senhor diz que essa seiva é para o fruto, esse é o discurso de maior evidência no texto de João 15. Para as folhas que recebem e não dão respostas, o discurso é punitivo. Mas para quem frutifica, o discurso é positivo. Então Jesus diz que aquele que consome a seiva, e que não produz frutos, não pode mais estar recebendo da seiva.


Você sabe por que Jesus utilizou a videira para falar do discipulado? Porque a videira não é árvore de fruto isolado, mas é fruto de cacho. Devemos ser como a videira, dar muitos frutos, frutos como cachos, frutos da videira.


Se você vir um cacho com uma única fruta, sabe que algo aconteceu, alguém passou por ali ou algo interrompeu o processo de crescimento, o que pode ser até mesmo uma anomalia, uma deformidade. Se era para ter muitos frutos e só tem um, é porque houve alguma coisa. Talvez você esteja assim, mas essa anomalia vai encerrar da sua vida. Você voltará a dar frutos de cachos.


Nosso discipulado é de frutificação. Jesus poderia ter dito que era a romã verdadeira? Porque sabia que ver uma única romã no cacho é normal, mas ver uma única uva no cacho é escândalo. O seu discipulado é de frutificação. Não será isolado, mas de muitos e muitos frutos que não poderá contar.


Você sabe que a videira é a árvore que precisa de poda, porque se não, não dá a próxima carga. Todas as outras árvores frutíferas podem dar na força natural, mas a videira precisa ser podada para fortalecer os outros galhos.


Então Deus fica observando os galhos que são viçosos, mas que não produz. Você sabe o que acontece? Esses galhos naturalmente secam. Mesmo recebendo a seiva, eles secam porque são infrutíferos. Por isso, é preciso tomar uma posição, mesmo que venha a doer.


Continua...


6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

댓글


Em construção
bottom of page