top of page
  • mircentrosulonline

Serviço Social realiza campanha de prevenção contra o abuso infantil, em alusão ao Maio Laranja


Maio Laranja: “Um trato pelos bons tratos” é o nome da campanha de 365 dias de proteção realizada pelo MIR Centro-Sul.


A ação começou desde as primeiras horas deste domingo na entrada da igreja. Crianças e adolescentes voluntários estão atuando como “vacinadores” nesta missão.


Na entrada, “os vacinadores” abordam os adultos para explicar o que é a campanha e depois são “vacinados”, onde eles se comprometem à cuidar e proteger crianças e adolescentes. A “dose da vacina” é um mel, que simboliza a atitude doce desses adultos. Para finalizar eles recebem um cartão de vacina com o nome do “vacinado” e data de validade de um ano.


A Ação do Serviço Social faz parte do Maio Laranja, mês de luta e prevenção nacional de combate ao crime de exploração sexual infantil. No Brasil, à cada uma hora, pelo menos cinco crianças são abusadas sexualmente. De janeiro à Abril de 2023, mais de 15 mil casos foram denunciados ao disk 100, canal direto para denúncias das vítimas.


Para o Apóstolo Arão Amazonas, esses números de crimes são assustadores e, na maioria das vezes acontecem no seio da família. “Nós, como igreja, não podemos nos omitir diante dessa realidade. Aqui na igreja, nossos professores são capacitados e treinados para perceberem, observar e impedir que abusadores se aproximem de nossas crianças e adolescentes. Nós temos a responsabilidade enquanto instituição, de atuar como proteção”, afirma o presidente do MIR Centro-Sul.


Lucas Gabriel Castilho, 12 anos, é um dos “vacinadores” dessa campanha há três anos. Ele é da igreja desde os 3 anos de idade e participa junto com os pais de outras atividades no Ministério. “É muito bom poder conscientizar os adultos pelo que está acontecendo. Porque são muitas crianças que são abusadas à cada hora e, de 10 crianças vítimas, 3 relatam o abuso”, ressalta o estudante.



Para Alexandre Ramos, coordenador da Campanha, a ação acontece no MIR Centro-Sul desde 2018, com o intuito de conscientizar e sensibilizar a igreja e a sociedade ao combate ao crime envolvendo crianças e adolescentes. “Nessa campanha contamos com o protagonismo infanto-juvenil onde crianças e adolescentes abordam à todos que chegam para os cultos para conscientizá-los sobre a temática”, ressalta Alexandre.


A ação chamou a atenção de quem participou do culto, como a gerente-administrativa Iandra Rodrigues. Ela veio para o primeiro culto, e ficou admirada com a atitude: “Eu achei muito inovador a campanha dentro da igreja. É difícil ver igrejas se preocupando e abordando temas tão importantes como esse. É muito gratificante saber que essa igreja fala de temas sociais e que vai além dos cultos”, enfatiza Iandra.


É importante destacar que: Segundo Estatuto da Criança e Adolescente, ECA, é dever de todo adulto “proteger e cuidar” das nossas crianças e adolescentes.




FAÇA PARTE DESTA GRANDE OBRA!!!



Doações


Pix: online@mircentrosul.com

Banco: Banco do Brasil (001)

Agência: 4218-8

Conta Corrente: 1.212-2


Acesse nosso site e fique por dentro de tudo o que acontece: mircentrosulonline.com


Visite nossas Redes Sociais:

Instagram: @mircentrosul

Youtube: @MIRCENTROSUL

Facebook: mircentrosul


Cadastre-se como Membro Online do MIR Centro-Sul: https://www.mircentrosulonline.com/membro-online

216 visualizações
Em construção
bottom of page